Atrito Estático
Para você refletir
Suponha que você coloque dois blocos de mesmo material, porém de massas diferenters, sob uma rampa e comece a almentar sua inclinação. Qual vai começar a deslizar primeiro? Ou os dois deslizarão no mesmo instante? Qual fator é determinante nesta questão?
Objetivos
Determinação do coeficiente de atrito estático entre um bloco e uma superfície.
Roteiro do experimento
| Massa (kg) | Ângulo |
|---|---|
Discussão
O que pode-se concluir do experimento acima?
Explicação teórica
Para determinar o coeficiente de atrito estático de uma superfície, pode-se usar um experimento simples com uma rampa inclinável e um objeto. O procedimento se baseia em variar o ângulo de inclinação da rampa até o ponto em que o objeto começa a escorregar. A partir desse ângulo, chamado de ângulo crítico , é possível calcular . Nesta circustância, pode-se esquematizar o problema da seguinte maneira.

Pouco antes de o objeto começar a deslizar, ele encontra-se parado e, portanto, a força resultante nele é nula. Desta forma, podemos aplicar a 2ª Lei de Newton:
Para que essa equação se anule, tanto a componente x como a componente y devem se anular. Assim:
Usando a relação entre a força de atrito e a normal, que é mediada pelo coeficiente de atrito (nesse caso, atrito estático, já que o objeto não se move), temos:
Finalmente, isolando a normal N na segunda equação e substituindo na primeira:
Portanto, o coeficiente de atrito estático pode ser determinado a partir do ângulo crítico simplesmente tomando-se a tangente desse ângulo. Também pode-se perceber que o coeficiente de atrito estático independe do peso do objeto, já que este termo foi cancelado durante a demonstração.